sexta-feira, 26 de abril de 2013

28 de Abril - Dia internacional em Memória as Vítimas de Acidentes de Trabalho


 Em diversos países o dia internacional em Memória as Vítimas de Acidente de Trabalho e doenças relacionadas ao trabalho é lembrado e várias homenagens são realizadas. O CEREST, a Secretaria da Saúde de Sobral, Superintendência Regional do Trabalho, Ministério Publico do Trabalho e demais parceiros realizarão uma caminhada no dia 27 de abril para Mobilizar a sociedade sobre a prevenção do acidente de Trabalho. A concentração será na Praça de Cuba ás 8h e finaliza na Praça São João no XXI Encontro do Trabalhador Sobralense.
No dia 28 será realizada uma Missa em Ação de Graças em memória dos trabalhadores que morreram em decorrência de acidente de trabalho.

Prefeito Veveu e o Secretário da Saúde Olivan Queiroz faz entrega de equipamentos para deficientes

O Prefeito Veveu realizou, nessa quinta-feira (25), juntamente com o Secretário da Saúde Olivan Queiroz, a Coordenadora do Serviço de Apoio ao Cidadão Sobralense (SACS), Ana Lysia Mont’Alverne e, vereadores, a entrega no auditório do Paço Municipal, de Próteses e Órteses para deficientes.

Ao todo, 145 pessoas receberam cadeiras de rodas e cadeiras higiênicas, muletas, joelheiras, sutiãs com próteses mamárias, botas ortopédicas, colchões d’água, entre outros equipamentos, nessa, que é a segunda entrega do ano. Segundo o cronograma da Secretaria da Saúde estão programadas para este ano mais 4 entregas de equipamentos.

Os participantes assistiram, ainda, ao vídeo institucional que apresentou o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, do Governo Federal, implantado em 2011, que aponta soluções de inclusão e facilitação do acesso.
De acordo com o vídeo, a meta do Governo Federal é investir R$ 7,5 bilhões em ações de educação: com capacitação para o mercado de trabalho, escolas acessíveis, salas multifuncionais, e educação bilíngue (português e libras, para alunos e professores); inclusão social: com a implantação de residências inclusivas para deficientes que não têm família; acessibilidade: com crédito facilitado para aquisição de produtos de tecnologia assistiva (equipamentos criados para o uso de deficientes) e saúde, no atendimento direcionado à pessoa com deficiência.

Na apresentação feita pela Coordenadora do SACS, “Sobral já conta com ações de inclusão, desde a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em 2009 e, tem, em seu programa de assistência, o Selo de Acessibilidade, para instituições; o programa de entrega de Órtese e Prótese; tratamento odontológico, realizado pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e atendimento à saúde auditiva, além de atendimento no Centro de Reabilitação Física, e outras ações”.

Em suas palavras, o Prefeito Veveu lembrou aos participantes que o recebimento dos equipamentos, é um direito de todos aqueles com deficiência e, que, “cabe aos governos, o planejamento necessário para aquisição dos mesmos, e a elaboração de políticas públicas para a melhoria de vida do cidadão com qualquer tipo de deficiência”.
O Secretário da Saúde, Olivan Queiroz, ressaltou o empenho do Município no compromisso de levar mais saúde à população e, que, “ a inclusão social, faz parte desse projeto de melhoria de vida”, disse.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Taperuaba recebe Força Municipal de Saúde


A Prefeitura de Sobral está realizando, durante toda essa semana, de 23 a 26 de abril, em Taperuaba, a Força Municipal de Saúde. Durante esse período, o Distrito conta com 3 médicos generalista por dia, psiquiatra, pediatra, obstetra, otorrinolaringologista, 12 enfermeiros, 4 dentista, assistente social, fisioterapeuta e psicólogo.

O objetivo é regularizar a demanda por atendimento no Centro de Saúde da Família (CSF) de Taperuaba e desencadear a motivação da equipe, reorganização do serviço e atender a demanda reprimida para atenção aos doentes crônicos, gestantes, puericulturas e serviço especializado. De acordo com o Secretário da Saúde, Olivan Queiroz, os exames para Taperuaba estão sendo agilizados. “Estamos chamando todos os diabéticos, hipertensos, gestante e pessoas que fazem tratamento para tuberculose, hanseníase, leishmaniose para serem acompanhadas”, frisou.


No próprio Distrito estão sendo realizados exames de ultrassonografia e eletrocardiograma. Também foi feito maior aporte de medicamentos para esses dias. O CSF também recebeu investimentos na estrutura com pequenos reparos e instalação de ar condicionado.

Equipes da Secretaria da Saúde também estão realizando visitas domiciliares para pessoas acamadas, pessoas com câncer e com problema de saúde mental. A Escola Francisco Monte também foi visitada para avaliação dos alunos que receberam aplicação de flúor.

Taperuaba tem o primeiro Centro de Saúde da Família (CSF) de Sobral a contar com atendimento noturno. A partir de terça-feira (23), o atendimento no CSF do Distrito está oferecendo consultas no período da noite.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Mais um Conselho Local de Saúde e Desenvolvimento Social Reativado em Sobral.



             Na última quinta-feira (18), a equipe do Centro de Saúde da Família do Alto da Brasília e Lideranças Comunitárias do bairro se reuniram para reativar o Conselho Local de Saúde. A reunião contou com a presença do Secretário da Saúde, Dr. Olivan Queiroz, a Gerente da Macroárea II, Ana Carina, e a Gerente de Comunicação e Participação Social, Lane Matos.
            Na ocasião, houve um diálogo aberto da comunidade com o Secretário expondo as problemáticas enfrentadas no bairro. Segundo o Secretário, esse primeiro momento já apontou o quanto a comunidade do Alto da Brasília prima pela participação e não tem dúvida de que este conselho irá despontar com muito sucesso. 

PROMOÇÃO DA SAÚDE: GRUPO DE HIPERDIA DO CSF TERRENOS NOVOS REALIZA VISITA O MUSEU DOM JOSÉ




Na última quarta-feira (17), o CSF dos Terrenos Novos e Residentes em Saúde da Família promoveu uma visita ao Museu Dom José para Grupo Hiperdia do território. O evento contou com a participação e apoio dos profissionais de saúde, residentes, internos de Enfermagem e do Setor de Comunicação e Participação Social.
Segundo o Residente e Educador Físico, Manoel Artur esta ação permitiu a ampliação do conceito de saúde pelos participantes, possibilitando uma melhor qualidade de vida, reduzindo os riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes sociais, proporcionando o acesso a bens e serviços essenciais, como lazer e cultura.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Policlínica de Sobral realizou 4 mil atendimentos no primeiro trimestre


A Policlínica Bernardo Félix da Silva, em Sobral, realizou no primeiro trimestre de 2013 o total de 4.031 atendimentos. Nos meses de janeiro, fevereiro e março foram realizadas 1.089 consultas especializadas, 2.261 exames de imagem e 681 consultas de fisioterapia, enfermagem e terapia ocupacional. Com atendimentos iniciados no dia 21 de agosto de 2012, a Policlínica regional atende a população dos 24 municípios da região de saúde de Sobral, de 613 mil habitantes.

São oferecidas na Policlínica consultas especializadas em ginecologia, obstetrícia, neurologia, otorrinolaringologia, urologia, angiologia, cirurgia geral, endocrinologia, traumato-ortopedia e cardiologia. A população também tem acesso a exames de Raio X, tomografia computadorizada, ultrassonografia, eletroencefalograma, avaliação audiológica (imitanciometria, audiometria tonal, audiometria vocal, teste da orelhinha), ultrassom vascular, ECG, ecocardiograma e teste ergométrico, além de consultas de fisioterapia, enfermagem e terapia ocupacional.

Pesquisa

Entre os dias 18 e 26 de março, foi realizada pesquisa de satisfação que ouviu 300 pacientes dos 24 municípios cobertos pela Policlínica. A pesquisa apontou que 100% dos pacientes ficaram satisfeitos com o tratamento recebido. A abordagem do médico foi considerada excelente por 99% dos pacientes, mesmo percentual de satisfação com a acolhida pelos profissionais. Dos 300 pacientes entrevistados, 224 estavam em seu primeiro atendimento na Policlínica e 25 estavam em retorno.

GRIPE: Campanha de vacinação segue até esta sexta-feira





Quase seis milhões de pessoas já foram imunizadas contra a gripe durante a primeira semana da campanha nacional de vacinação. Este ano, a meta do Ministério da Saúde é vacinar 31 milhões de pessoas, o que equivale a 80% do público-alvo, formado por pessoas acima de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, presos, profissionais de saúde, além dos doentes crônicos. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lembra que a vacina é segura e evita complicações da gripe:


"Essa vacina ela protege contra os vírus mais graves da gripe aqueles que podem levar a pessoa a ser internada no hospital, ter complicações ou até mesmo óbito aos três tipos mais graves da gripe, então a pessoa pode tomar a vacina, ficar protegida contra esses três tipos mais graves e pegar gripes mais fracas, ou um resfriado e achar que a vacina que causou isso a vacina é segura e a principal arma para reduzir as complicações, casos graves e óbitos pela gripe."

"A avaliação da vacina eu acho importante porque na gestação além da gente ficar imunizado, o neném também fica. Para o meu bebê também de um ano e três meses também acho importante pra ela também não pegar, ficar imunizada."

Quem ainda não recebeu a dose contra a gripe tem até a próxima sexta-feira, dia 26 de abril, para se vacinar. Os postos de vacinação funcionam de segunda à sexta, das sete da manhã às cinco da tarde.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

CEREST Sobral realiza Campanha da Voz



No dia 16 de abril foi comemorado o Dia Mundial da Voz, essa data é comemorada no Brasil todos os anos já que o país foi o pioneiro na iniciativa. A campanha procura disseminar a importância dos cuidados com a voz em todas as fases da vida, buscando promover a prevenção de doenças vocais e indicar os cuidados específicos principalmente com a voz profissional. O Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador de Sobral (CEREST) em parceria com a Secretaria da Saúde de Sobral realizou capacitação com distribuição de material educativo para os fonoaudiólogos dos 47 municípios de abrangência do CEREST, afim de que divulguem e capacitem os profissionais da Estratégia Saúde da Família de seus municípios.
Em Sobral o CEREST conta com a parceria dos fonoaudiólogos do Centro de Reabilitação, da Saúde Auditiva, da Residência Multiprofissional em Saúde da ESFVS e do programa Cuidando do Mestre.

sábado, 20 de abril de 2013

Evento nesse sábado, 20, mobilizou a população para a vacina contra a gripe

Dr. Olivan Queiroz também ajudou na imunização de pessoas no combate a Influenza A (H1N1)

O dia “D” de mobilização contra a gripe teve lançamento no Beco do Cotovelo, às 8h, com a participação do secretário da saúde de Sobral, Dr Olivan Queiroz, os vereadores Gege Romão (PR) e Chico Jóia (PP), além da presença do chefe de gabinete da Prefeitura de Sobral, Luciano Arruda, que na ocasião recebeu a Comenda Orgulho de Ser Sobralense.

Durante o evento o secretário da saúde participou do programa do radialista Ivan Frota, esclarecendo dúvidas da população sobre a importância da vacina e seus benefícios, além de responder a perguntas relacionadas à dengue e atendimentos de pessoas com câncer.

A cidade de Sobral tem a meta de vacinar mais de 31 mil pessoas até o final da campanha, que será na próxima sexta-feira (26). O público alvo são: crianças de seis meses a dois anos, idosos, gestantes, puérperas,  portadores de doenças não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como obesidade e transplantados, e profissionais da área da saúde.

Durante o lançamento do dia “D”, foram disponibilizados 29 postos fixos e outros 21 volantes que estavam preparados para receber toda a população sobralense. Além dessas 50 equipes, a secretaria da saúde disponibilizou também equipes móveis que fizeram visitas às pessoas que não tinham como ir até o posto para tomar vacina.

O Secretário da Saúde Dr. Olivan Queiroz, agradece o empenho de toda a equipe de saúde pelo trabalho realizado no Dia "D" da campanha de vacinação da influenza. Parabéns a todos que contribuíram para que a nossa meta fosse atingida!

Caso você ainda não tenha se vacinado, procure o Centro Saúde da Família mais perto de você, a campanha continua durante toda a semana.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Fórum das Instituições de Ensino Superior e Técnico


A Secretaria da Saúde, através da Escola de Saúde da Família Visconde de Sabóia (ESFVS), promoverá na próxima sexta-feira (19), a partir das 8h, o Fórum das Instituições de Ensino Superior e Técnico.

As Instituições de Ensino envolvidas são: Anhanguera, E.E.E.P Dom Walfrido Teixeira, Faculdade Luciano Feijão (FLF), Instituto de Estudos e Desenvolvimento Humano (IEducare), Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Norte do Paraná (Unopar), e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Programação:

8h - Acolhida com apresentação dos participantes;
8h15 - Apresentação da Programação do Fórum da Instituições de Ensino Superior e Técnico;
8h30 - A importância das práticas acadêmicas para o Sistema Municipal Saúde Escola de Sobral na visão do Secretário de Saúde de Sobral (Dr. Olivan Queiroz);
9h - Escola de Formação em Saúde da Família enquanto reguladora das práticas acadêmicas no Sistema Municipal Saúde Escola (Prof. Geison Lira e Profª Francisca Lopes de Souza);
9h30 - Apresentação do GT de Integração Ensino Serviço;
10h30 – Discussão;
11h – Encerramento. 

segunda-feira, 15 de abril de 2013

14 de Abril – Dia do Técnico em Serviço de Saúde



 A Secretaria da Saúde de Sobral parabeniza a todos profissionais Técnicos em Serviço de Saúde que trabalham no Sistema de Saúde de Sobral. Esses profissionais são responsáveis por diversos procedimentos realizados em clínicas médicas, hospitais e laboratórios. São, por exemplo, profissionais como o radiologista e o técnico em laboratório que executam nossos exames para análise dos especialistas.


Escola de Formação em Saúde da Família seleciona coordenador para Curso Técnico em Vigilância em Saúde




A Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia abre, entre os próximos dias 15 a 19 de abril, as inscrições para o processo seletivo simplificado de seleção e contratação temporária de um coordenador geral para o Curso Técnico em Vigilância em Saúde. A jornada de trabalho será de 20 horas semanais e remuneração de R$ 1.050,00. O contrato terá duração de 24 meses.

Podem concorrer à vaga graduados em curso da área da saúde, que estejam regularizadoa com o conselho da categoria, tenham experiência em coordenação em cursos da área de saúde, estejam em dia com as obrigações eleitorais e militares (se do masculino) e não estejam nomeados em cargo comissionado na Prefeitura de Sobral.

A seleção ocorrerá em duas etapas (análise de currículo e entrevista). As inscrições devem ser realizadas no horário de 8h às 12h e de 14h às 17h, na Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, que fica na Av. John Sanford, 1320, Junco. Saiba mais: (88) 3614-5520.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Infestação de Dengue em Sobral se mantém menor que 1%


O Centro de Controle de Zoonoses de Sobral realizou, entre os dias 2 de janeiro e 30 de março deste ano, inspeção em quase 90% dos imóveis da cidade, quando foram visitadas, pelas equipes de agentes de endemias, mais de 74.000 casas. Dessas, 79 apresentaram algum foco positivo para o mosquito Aedes Aegypti, o que significa um índice de infestação de 0,11% em todo o Município.

Segundo levantamento da Secretaria da Saúde de Sobral, 1% de infestação da doença, já chama atenção para o risco de uma epidemia de Dengue. Ou seja, se de 100 caixas d’água, apenas 1 estiver descoberta, já haverá a possibilidade de epidemia.

A Secretaria da Saúde faz o alerta para o risco que o atual momento apresenta, com situações de chuvas irregulares, e regiões de seca, onde cresce o número de eventuais criadouros do mosquito, e é preciso redobrar a vigilância para o não aparecimento desses depósitos.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

ATIVIDADE FÍSICA: Mexer o corpo é fundamental para evitar doenças crônicas


Neste sábado, dia 6 de abril, foi comemorado o Dia Mundial da Atividade Física. Para aproveitar a data, a secretaria da Saúde de sobral faz um alerta sobre os riscos do sedentarismo. A doenças e agravos não transmissíveis, as pessoas que não praticam exercícios físicos têm mais chances de ficarem com sobrepeso ou adquirir doenças crônicas como hipertensão e diabetes. Por isso o Dia Mundial da Atividade Física é uma oportunidade para incentivar as pessoas a saírem do sedentarismo:

"Trazendo toda uma mobilização em relação à promoção da saúde, promoção de hábitos saudáveis. Como nós trazemos então para população uma imagem em relação ao aumento dos níveis de atividade física".

Além de trazer benefícios para a saúde, a atividade física também contribui para melhorar o convívio social entre as pessoas. 

"Depois que eu comecei a correr eu vi que o meu sono melhorou muito, o meu humor é outra coisa".





Criação da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional do Muncípio é discutida em Sobral pela Desep


Foto: Luis Queiroz
 Debater com a sociedade civil organizada a elaboração de um marco legal municipal para assegurar o direito humano à alimentação adequada foi o que levou a Secretaria do Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza (Desep), a realizar, nessa quarta-feira (10), no auditório da Prefeitura de Sobral, com a presença do Vice-Prefeito de Sobral Carlos Hilton Soares e a Secretária adjunto da Saúde de Sobral Mônica Lima, o 1º Encontro para Discussão da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan).


Vice-Prefeito Carlos Hilton Soares também participou do encontro, que discutiu a criação da Losan

O encontro é mais um passo para a criação do Plano de Segurança Alimentar e Nutricional do Município, seguindo os modelos Federal e Estadual, que tiveram a Losan sancionada, nas duas esferas, nos anos de 2006 e 2011, respectivamente.

O debate trouxe à Sobral a representante da Célula de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado (STDS), Orisvânia Barreto,  que falou para representantes de órgãos públicos, empresas, universidades e outras instituições, sobre a garantia do cidadão ao direito à alimentação, em quantidade e qualidade suficientes.

Foto: Carlos Silva
Segundo Valdízia Gomes, Secretária da Desep, o Município de Sobral já oferece à população diversas ações ligadas à segurança alimentar e nutricional, como o Restaurante Popular e o Programa de Aquisição de Alimentos, que fomenta a produção e comercialização de alimentos provenientes da Agricultura Familiar. “O que nós precisamos agora é articular politicamente essas e outras ações existentes, para aperfeiçoar o que já vem sendo feito, e implantar, com ajuda do Governo do Estado, uma organização essencial que garanta à população o direito a essa segurança alimentar e nutricional. As discussões sobre a criação da Lei Municipal são passos importantes para que isso aconteça”, afirmou.

terça-feira, 9 de abril de 2013

A Secretaria da Saúde de Sobral, promoveu no dia 05/04/13 na ECOA o Seminário Gênero e Diversidade


A Secretaria da Saúde de Sobral, através da Escola de Saúde da Família Visconde Sabóia - EFSFVS promoveu no dia 05/04/13 na ECOA o Seminário Gênero e Diversidade com o facilitador Prof. Gleidson Vieira da UVA fortalecendo a participação na Caravana de Escuta para a construção da política de Educação Popular em Saúde e Promoção da Equidade.



Foto: Carlos Silva

Foto: Carlos Silva

Saúde lança campanha de vacinação contra a gripe


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta terça-feira (26) o lançamento da 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, que neste ano vai ser realizada entre 15 a 26 de abril, sendo 20 o dia de mobilização nacional. Na campanha, serão vacinados os integrantes do grupo prioritário, formado por pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além dos doentes crônicos, que este ano terão o acesso ampliado a todos os postos de saúde e não apenas aos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs).

Foto: Divulgação

O público-alvo representa aproximadamente 39,2 milhões de pessoas. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 31,3 milhões de brasileiros, o que equivale a 80% do público-alvo. A campanha irá contar com 65 mil postos de vacinação e envolvimento de 240 mil pessoas, com a utilização de 27 mil veículos, entre terrestres, marítimos e fluviais. A ação é uma parceria entre as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS) - Ministério da Saúde e secretarias estaduais e municipais de saúde.

Serão distribuídas cerca de 43 milhões de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Para apoiar as ações de mobilização da população e de preparação das equipes de saúde da família, o Ministério da Saúde está enviando aos estados e municípios R$ 24, 7 milhões, recursos que serão repassados do Fundo Nacional de Saúde aos fundos estaduais e municipais.

Durante a apresentação da campanha, o ministro fez um apelo para que todos os integrantes do grupo prioritário se vacinem. A vacina é um mecanismo importante para evitar casos graves e óbitos por gripe nos grupos mais vulneráveis.

BALANÇO - Na campanha do ano passado, 26 milhões de pessoas foram vacinadas o que representa 86,3% da população-alvo. O índice superou a meta de 80% prevista. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. O objetivo da vacinação é contribuir para a redução das complicações, internações e óbitos provocados por infecções da gripe.

População de Taperuaba realiza ação de combate à dengue


Juntos podemos eliminar o mosquito da Dengue

Foto: Kárison Mesqutia
A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Saúde e o Centro Saúde da Família (CSF) de Taperuaba, realizou, na quinta-feira (4), uma grande mobilização de combate à dengue no Distrito.

A ação contou com a participação de alunos das escolas de Ensino Fundamental Frederico Alto Correia, Deputado Francisco Monte, Escola de Ensino Médio Cesário Barreto, além de representantes do Conselho Local de Saúde, Paróquia de Taperuaba, Centro de Zoonoses, associações e demais moradores.

O evento,iniciado na Escola de Ensino Médio Cesário Barreto, se estendeu às principais ruas do Distrito, e foi encerrado na Praça da Igreja Matriz, com apresentações teatrais, grupos de dança, orientações dos profissionais de saúde, além da exposição sobre o ciclo de vida do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença

Foto: Kárison Mesquita