quinta-feira, 2 de maio de 2013

2 de Maio - Dia Nacional de Combate à Asma. Saiba a importância do controle da doença


O que é a Asma - È uma doença causada pela inflamação dos brônquios, caracterizada por crises agudas de falta de ar, tosse e chiado no peito. A falta de ar é ocasionada pelo estreitamento dos brônquios, dificultando a passagem de ar para os pulmões. Alguns fatores podem ser predominantes para desencadear a doença, tais como as viroses respiratórias, crises alérgicas, exposição a substâncias irritantes e baixa temperatura.

Obesidade é apontada como fator de risco para a doença - O tratamento da asma geralmente é feito à base de corticosteroides, que alteram o peso do paciente, desencadeando em muitos casos, a obesidade. Em outros casos, a obesidade aumenta as chances do indivíduo ter asma e, quando associadas, dificulta o tratamento. De acordo com as pesquisas, as mulheres e, em geral, as obesas, sendo, portanto, mais suscetíveis à asma.

Tratamento - O tratamento em pacientes asmáticos é feito com remédios a base de corticoides, por via inalatória ou oral, que agem na diminuição da inflamação dos brônquios, e tem o objetivo de estabilizar e controlar os sinto-mas da doença. Os tratamentos à base de vacinas também ajudam na prevên-ção e controle, principalmente em pacientes que desenvolvem o quadro alér-gico. “A Asma não tem cura, mas quando é realizado o controle e um tratamento adequado pode levar até uma remissão total dos sintomas por vários anos, ou pela vida toda”. Outra maneira importante de prevenir é ressaltar que a higiene ambiental deve ser feita com rigor na casa dos pacientes que sofrem da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário