
O Encontro, coordenado pela Secretaria da Saúde, deu ênfase ao Aleitamento Materno, pelo menos, até os dois anos de idade, como condição para promoçao da saúde dos bebês.
Durante toda a manhã, a programação foi reservada à promoção da saúde do bebê, com sessões de massagem para mães e filhos, oficinas, estimulação precoce às crianças, por profissionais dos Núcleos de Apoio à Estratégia de Saúde da Família de Sobral (NASF), distribuição de brindes e diversas outras atividades educativas e recreativas.
Cerca de 58 mães, em período de amamentação, moradoras da Sede e Distritos de Sobral, participaram das palestras: “Importância do Vínculo Mãe-Filho, A
mamentação e a Primeira Dentição” e “Desenvolvimento do Bebê nos Seus Primeiros Anos de Vida”, com a pediatra Juliana Pinto, que reforçou a importância do contato entre mãe e filho como meio de comunicação durante o ato de amamentar.
Acompanhada da Mãe Social, Maria de Fátima Ripardo, a dona de casa Francisca de Lima, mãe de uma menina de quatro meses, se disse agradecida pelo trabalho prestado pela mãe social que cuida carinhosamente tanto dela, quanto da filha. “A Mãe Social ajuda, principalmente, a cuidar do filho da gente, que corre muito risco depois do parto. Ela tem muita experiência para passar. Ela é uma segunda mãe para minha filha”.
“Esse grupo que faço parte é importante porque tem ajudado a evitar a morte de muitas crianças aqui em Sobral”, disse dona Maria de Fátima Ripardo, sobre seu trabalho de Mãe Social.
De acordo com o Vice-Prefeito, “encontros como esse têm a necessária missão de sensibilizar a sociedade para a questão da nossa infância. Nós temos que entender que todas as políticas públicas têm que trabalhar para o bem estar dessas crianças no momento em que elas são registradas. Cabe a nós e a sociedade, garantir um mundo seguro para todas elas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário