segunda-feira, 17 de junho de 2013

Sobral na luta pela erradicação do trabalho infantil

Entre os dias 05 e 15 de junho, a Prefeitura de Sobral através da Secretaria de Saúde, CEREST, Secretaria de Desenvolvimento Social e combate a Extrema Pobreza e Secretaria de Educação em parceria com o Ministério Público do Trabalho e Superintendência Regional do Trabalho estão realizando ações de combate ao trabalho infantil.
A programação incluiu Seminário de Combate ao Trabalho Infantil, visita aos ambientes de trabalho como ao mercado público e a feiras livres visando à conscientização da população sobre a importância da erradicação do trabalho infantil, blitz educativa, divulgações nas rádios locais e emissão de carteira de trabalho pela SRT.
O trabalho infantil é toda forma de trabalho realizado por criança e adolescente que estão na idade mínima para entrada no mercado de trabalho, segundo a legislação em vigor no País. No Brasil a idade mínima para o trabalho é 16 anos, exceto quando exercido na condição de aprendiz, que é permitido a partir dos 14 anos.

Como a sociedade pode ajudar:
ü     Denunciando casos de trabalho infantil
ü     Conscientizando outras pessoas da importância da erradicação do Trabalho Infantil

ü     Acompanhando e apoiando os programas, projetos e ações de erradicação do trabalho infantil.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Prefeito Veveu Arruda realiza reunião para tratar de assuntos relacionados à Saúde no Município

O Prefeito Veveu Arruda se reuniu, nesta quarta-feira, 13, em seu gabinete, com o Secretário Municipal da Saúde, Olivan Queiroz; o Secretário da Saúde do Estado Arruda Bastos; representantes da Unidade Mista do Município; da Atenção Secundária Municipal; o diretor do Hospital Regional Norte, Henrique Javi, e a diretoria da Santa Casa de Sobral.

Entre os assuntos tratados, foi abordada a finalização do cronograma de implantação do Hospital Regional Norte, que já atende, entre outros serviços, com cirurgias eletivas; procedimentos eletivos; Unidades de Internações Clínicas, e Cirúrgicas; UTI, e emergência para adultos.

A partir do início do mês de julho, o HGR passará a atender outro eixo da emergência, voltado ao setor de pediatria, e deve fechar seu cronograma de implantação até o mês de agosto, com o funcionamento da UTI Pediátrica e do Setor de Internação Pediátrica, além da UTI Neonatal e do Centro de Apoio à Saúde Reprodutiva da Mulher.

De acordo com o Secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, “estamos implantando essa fase dentro do que foi programado; começamos pelo eixo adulto e agora passaremos ao eixo pediátrico”, e a atenção especial voltada à mulher”.

Segundo o Secretário de Saúde, Olivan Queiroz, “a Santa Casa já presta, com apoio do Município, o atendimento relacionado ao setor de pediatria (emergência pediátrica, UTI Neonatal, e UTI Pediátrica), e deve continuar a oferecê-lo à população em parceria com o HRN. A mudança acertada nessa reunião é que os atendimentos de emergência pediátrica serão de exclusividade do Hospital Regional Norte.

O Prefeito Veveu Arruda esteve à frente da reunião, e atuou como mediador das decisões tomadas para o melhoramento na atenção à saúde prestada ao Município. O Prefeito pediu agilidade na busca por soluções que vão direcionar os rumos do atendimento à população sobralense, com o impacto positivo do pleno funcionamento do HGR.

A regulação de pacientes internados em Sobral também esteve em pauta. Com a implantação do HRN, haverá uma reformulação no que diz respeito a transferência de pacientes de acordo com o perfil de cada hospital.

O pleno funcionamento do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que oferece serviços de alta complexidade na área da odontologia, foi citado na reunião como exemplo positivo. O Centro é o único no Ceará que conta com as parcerias da Universidade Federal do Ceará, dos municípios consorciados que pertencem à Microrregião Norte, e do Estado.

Outro assunto tratado na reunião foi a ampliação dos serviços oferecidos pela Policlínica de Sobral, a primeira do Tipo 1 no Estado (que oferece 10 especialidades, entre elas:  traumato-ortopedia, gastroenterologia, coleta de patologia clínica e  endoscopia idgestiva),  e que segundo o Secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, vai servir de modelo para outros Equipamentos de Saúde a serem implantados nos municípios de Tianguá e Crateús.

Hemoce aumenta estoque mas ainda precisa de doações


     Após três domingos realizando coletas, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) aumentou os estoques de sangue, mas ainda precisa de doações para assegurar o suprimento às unidades de saúde durante a Copa das Confederações, que começa neste sábado, 15 de junho. A Secretaria Especial da Copa (Secopa) estima a chegada de 300 mil torcedores para acompanhar em Fortaleza dois jogos na primeira etapa e um jogo na segunda etapa da competição. Por causa do fluxo maior de pessoas na capital, o Hemoce precisa reforçar o estoque de sangue. Atualmente há necessidade de todos os tipos sanguíneos, mas a carência maior dos tipos O+, O- e A+.

    Para doar sangue é muito simples, basta estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50kg e apresentar um documento com foto. Os menores de idade, só podem doar com o consentimento do responsável legal. Para tanto, em toda a hemorrede está disponível um Termo de Consentimento que deverá ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, anexando ainda cópia do documento oficial com foto do representante legal. O Termo também está disponível no site (www.hemoce.ce.gov.br) para download.


    A Hemorrede Estadual – composta por unidades no Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral – é responsável por todos os serviços públicos de hemoterapia do Estado. Desde outubro do ano passado, o Hemoce atende 100% da demanda de fornecimento de hemocomponentes em todo o território estadual, priorizando o atendimento à rede do SUS.


   Atualmente, o Hemoce assiste 167 hospitais públicos, 105 hospitais privados com leitos SUS contratados, 28 hospitais privados sem leitos SUS contratados e 64 Agências Transfusionais. O Hemocentro Coordenador, em Fortaleza é responsável pelo atendimento em hospitais de maior complexidade e com maior necessidade de transfusões do estado, como o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Instituto Dr. José Frota (IJF).


ONDE DOAR


Rua: Jânio Quadros, s/n- Bairro Santa Casa 

Cep: 62.010-680 – Sobral/CE - Fone: (88) 3677.4624/3677.4627
E-mail: 
sobral@hemoce.ce.gov.br


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

7h às 18h, de segunda a sexta-feira
8h às 12h, aos sábados


CORPO DIRETIVO

Dr. José Gerardo Mont"Alverne Parente
Diretor Geral
Dra. Rossana Maria Mont'Alverne
Chefe do Centro Técnico


ABRANGÊNCIA

População: 1.425.079 hab.
Municípios: 59
Hospitais: 31
Agências Transfusionais: 16

AÇÕES DESENVOLVIDAS

- Triagem de doadores;
- Coletas internas e externas;
- Exames laboratoriais em hematologia;
- Processamento de sangue;
- Consultas e tratamentos hematológicos;
- Transfusão sanguinea;
- Armazenamento e distribuição de hemocomponentes e hemoderivados;
- Esterilização de materiais.





sexta-feira, 7 de junho de 2013

Arraiá do Zé Gotinha marca o lançamento da campanha de vacinação contra a poliomelite

A Praça de Cuba recebeu nessa manhã (07), o Arraiá do Zé Gotinha, com a presença de profissionais da saúde e da quadrilha Botando Quente, do Bairro do Sumaré. Durante todo o evento diversas pais levaram seus filhos para tomar a vacina contra a paralisia infantil.
Amanhã (08) Sobral contará com mais de 300 profissionais, divididos em 31 postos fixos e 19 postos volantes.






     

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Lançamento da campanha de vacinação contra a poliomelite

A nova Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil, irá começar no próximo dia 08 de junho e vai até o dia 21. Em Sobral o lançamento da campanha de vacinação ocorrerá nessa sexta-feira, 07, a partir das 8h30, na praça de Cuba. A Secretaria da Saúde de Sobral lança a campanha para fortalecer a mobilização e atrair mais crianças aos postos de vacinação.
No município de Sobral a meta é deixar 13.694 crianças de 06 meses e menor de 5 anos protegidas contra a paralisia infantil. A meta é vacinar 95% das crianças nessa faixa etária. 
No dia 8 de junho, Sobral contará com mais de 300 profissionais, divididos entre 31 postos fixos e 19 postos volantes.




Baixe o jingle da campanha através do link: https://soundcloud.com/user38200229/08-de-junho-dia-de-vacina-o

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Sobral sedia a I Jornada de Políticas Públicas sobre Drogas

Socorro França, Assessora de Políticas Públicas sobre Drogas do Governo do Estado e a mesa formada pelo Prefeito Veveu Arruda, o Vice- Prefeito, Carlos Hilton Soares e  representes das prefeituras de Moraújo, Ipu, Forquilha, Frecheirinha, Reriutaba, Irauçuba, Hidrolândia, Santa Quitéria, Catunda e Alcântaras, na  I Jornada de Políticas Públicas sobre Drogas

A I Jornada de Políticas Públicas sobre Drogas, realizada nesta quarta-feira, 5, no Centro de Convenções de Sobral, tendo à frente o Prefeito Veveu Arruda e a Assessora Especial de Políticas Públicas sobre Drogas do Governo do Estado, Socorro França, contou com a participação do Vice- Prefeito, Carlos Hilton Soares; de secretários municipais, e representantes das prefeituras de Moraújo, Ipu, Forquilha, Frecheirinha, Reriutaba, Irauçuba, Hidrolândia, Santa Quitéria, Catunda e Alcântaras.

O encontro também reuniu representantes da Câmara Municipal de Sobral; da Polícia Militar; da Diocese de Sobral; Câmara de Diretores Lojistas, Conselhos Tutelares e de Direito, juízes, promotores, defensores, delegados, comunidades terapêuticas e entidades relacionadas com a temática drogas, além de outras representações do Poder Público e da sociedade civil.


Promovido pelo Governo do Estado, através da Assessoria Especial de Políticas Públicas sobre Drogas, com o apoio da Prefeitura de Sobral, o encontro visa promover o fortalecimento das Políticas sobre drogas estruturando, articulando e ampliando as ações voltadas à prevenção do uso, ao tratamento e à reinserção social de usuários de crack e outras drogas.

A Assessora Especial de Políticas Públicas sobre Drogas do Governo do Estado apresentou, durante o encontro, a Cartilha com o programa de combate às drogas, que envolve todos os municípios cearenses na luta contra o crack e outras drogas. A Cartilha apresenta o Plano de Governo que conta com a integração do Poder Público e da Sociedade para fortalecer as redes de atendimento.

O trabalho se divide entre os eixos da Prevenção, Cuidado, e Autoridade, com apoio dos Ministérios da Justiça, Educação e Saúde, além da Secretaria de Direitos Humanos, oferecendo capacitações, cursos, treinamentos, e indicando órgãos e entidades ligadas direta ou indiretamente ao tema.

De acordo com o IBGE o Brasil ocupa o primeiro lugar em consumo de crack, e o segundo em consumo de cocaína no mundo. A última pesquisa sobre o crack feita pelo IBGE em 2001, mostrou que 98% dos municípios brasileiros sofrem com o alto índice de consumo desta droga. Cento e dezessete dos 184 municípios cearenses também fazem parte desta estatística como grandes consumidores de crack, daí a preocupação das autoridades em minimizar esse impacto na sociedade.


O Prefeito Veveu Arruda destacou a iniciativa do Governo do Estado em criar, em 2012, a Assessoria Especial de Políticas Públicas sobre Drogas (AESPD) e agradeceu a presença de todos ao debate. “É bom saber que estamos todos empenhados nessa luta contra o crack. Com esse trabalho em conjunto entre os poderes Federal, Municipal e Estadual, além da sociedade, nós podemos dar passos importantes para vencer essa batalha”.

Para Socorro França, Assessora da AESPD, “o mais importante é pautar o tema. Durante muitos anos esquecemos de tratar sobre drogas e, infelizmente, os traficantes conseguiram cooptar nossa juventude. Nós estamos trazendo para essa discussão o tema “Crack é Preciso Vencer” com as diretrizes que devem ser seguidas em busca de uma saída para esse grande problema. A cartilha apresentada durante a I Jornada mostra os caminhos necessários de como acessar projetos, contatos, e de como ter acesso aos recursos federais disponibilizados para o nosso Estado na luta contra o crack, que são da ordem de R$ 4 milhões, para execução das ações. Inclusive muitos projetos já estão sendo encaminhados e contratados para esse fim”.

A I jornada de Políticas Públicas sobre Drogas se estenderá aos municípios de Tianguá (06/06); Acaraú (07/06); Quixadá (11/06); Baturité (14/06); Itapipoca (18/06); Aracati (21/06); Limoeiro do Norte (25/06); Russas (26/06); Cascavel (8/06); Maracanaú (02/07); Caucaia (04/07) e Fortaleza (05/07).

Escola de Formação em Saúde da Família realiza aula inaugural do Curso Técnico de Vigilância em Saúde


Quem ministrou a primeira aula para os alunos do curso de Vigilância a Saúde, foi o Secretário da Saúde de Sobral, Olivan Queiroz, que explanou assuntos relacionados à vigilância, mostrando o surgimento de termos usados e o avanço da profissão aos longos dos tempos. “O curso é elencado como prioritário no Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profasp). Um curso pioneiro na região norte do Estado do Ceará”, destacou o secretário.
A Vigilância em Saúde tem por objetivo a observação e análise permanentes da situação de saúde da população, articulando-se em um conjunto de ações destinadas a controlar determinantes, riscos e danos à saúde da população, garantindo a integralidade da atenção, incluindo tanto a abordagem individual como coletiva.
Diante de uma tamanha responsabilidade em seu fazer, o técnico em Vigilância em Saúde é considerado um profissional estratégico para o Sistema Único de Saúde.
O técnico em vigilância irá trabalhar como agente de saúde público, em equipe vinculada as instâncias gestoras do SUS ou a outros setores públicos voltados para a melhoria das condições de vida da população, e em organizações não-governamentais ligadas à saúde e a cidadania.
O pioneirismo traz muitos desafios, mas acreditamos na capacidade de todos vocês alunos e trabalhadores do SUS, ao compreendermos que este processo formativo contribuirá na construção do conhecimento possibilitando-os a serem profissionais mais competentes e compromissos com o SUS.



terça-feira, 4 de junho de 2013

Secretário da Saúde visita Centro de Zoonoses de Sobral


O Secretário de Saúde, Olivan Queiroz, visitou o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Sobral, na manhã da última terça-feira (04).

Após visitar todos os setores do CCZ foi realizado um levantamento para melhorar ainda mais a unidade que é responsável pelo controle e combate de endemias. Durante a visita ao laboratório de análises entomológico foi apreciado as armadilhas distribuídas pela equipe de combate à Endemias, que tem como finalidade localizar os supostos focos de mosquitos.

Na ocasião o coordenador de CCZ, Dr. Raimundo Vieira, fez uma abordagem sobre a infra-estrutura, o apoio laboratorial, logísticas e recursos humanos.

Durante a visita foi feito uma reunião de ordem administrativa, com a participação da Diretora de Vigilância À Saúde, Francisca Escócio e o Coordenador de Estrutura e Logística, Christiano Bomfim, que contribuiram na definição de prioridades para melhorar a rotina de serviço da equipe de endemias, nas ações de vigilância e controle de vetores.

Sobral debate Políticas Públicas sobre Drogas nesta quarta-feira, 5

Socorro França, Assessora Especial
de Políticas Públicas sobre Drogas
do Governo do Estado
Sobral sediará nesta quarta-feira, 05, a partir das 8h, no Centro de Convenções, encontro da I Jornada de Políticas Públicas sobre Drogas. Promovido pelo Governo do Estado, através da Assessoria Especial de Políticas Públicas sobre Drogas, com o apoio da Prefeitura de Sobral, o encontro visa promover o fortalecimento das Políticas sobre Drogas estruturando, articulando e ampliando as ações voltadas à prevenção do uso, ao tratamento e à reinserção social de usuários de crack e outras drogas.

Na ocasião, a ex-procuradora de justiça, Socorro França, Assessora Especial de Políticas Públicas sobre Drogas do Governo do Estado, apresentará a pasta e o programa do Governo Federal, “Crack, é possível vencer.”

O encontro é aberto ao público e contará com a participação do Prefeito Veveu, secretários, vereadores, entidades religiosas, escolas, Câmara de Diretores Lojistas, Conselhos Tutelares e de Direito, juízes, promotores, defensores, delegados, comunidades terapêuticas e entidades relacionadas com a temática Drogas.

Além de Sobral o encontro acontecerá ainda em:
Tianguá  -  06/06
Acaraú - 07/06
Quixadá - 11/06
Baturité - 14/06
Itapipoca - 18/06
Aracati - 21/06
Limoeiro do Norte - 25/06
Russa - 26/06
Cascavel - 28/06
Maracanaú - 02/07
Caucaia - 04/07
Fortaleza - 05/07

EDITAL VER-­SUS SOBRAL -­ 3º EDIÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO DO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DO BRASIL (VER-SUS SOBRAL/BRASIL)

A Secretaria da Saúde de Sobral, através da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, torna público para o conhecimento dos interessados, a abertura do processo seletivo do Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde do Brasil, no município de Sobral, CE.

1. Das vagas:
16(dezesseis) vagas para estudantes da macrorregião de Sobral na categoria participante

2. Do período de inscrição: 16 a 28 de junho de 2013.

3. Da data da realização da entrevista coletiva: Sobral: 09 e 10 de julho de 2013.

4. Mais informações, acesse o link a seguir:

https://www.dropbox.com/s/6a0uu3e3pfx1qen/EDITAL%20VER-SUS%20Sobral%202013.2.pdf 




SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO MUNICÍPIO DE SOBRAL


segunda-feira, 3 de junho de 2013

Sobral inaugura o primeiro Núcleo de Evidências - NEV e Estação BVS no Ceará

Na noite da última terça-feira (28), foi inaugurado no município de Sobral, primeiro Núcleo de Evidências do Estado do Ceará, a solenidade ocorreu no auditório da Universidade Federal do Ceará (UFC). Na ocasião também foi instalada a Estação Biblioteca Virtual em Saúde, integrante da Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (Rede BiblioSUS).
A abertura do evento contou com a participação do Secretario de Saúde de Sobral, Olivan Queiroz, do representante do Ministério da Saúde, Nathan Souza, e da representante do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde (BIREME/OPAS/OMS), Andréia Santos.
Em seu discurso, o Secretário de Sáude, Olivan Queiroz, comentou sobre a agilidade em que o NEV foi estabelecido em Sobral. “A implantação do NEV foi a primeira portaria que eu assinei como secretário de saúde, pois sei a importância e o impacto que ela terá para a população de Sobral. O Núcleo nos dará embasamento nas tomadas de decisões já que não há maneira melhor de decidir algo do que aquela baseada na ciência.  A evidência em saúde ajuda todos os envolvidos na área, desde o paciente até o gestor”, frisou Olivan.
Segundo, Nathan Souza, representante do Ministério da Saúde, “Sobral inova ao trazer para a cidade o Núcleo de Evidências. Este será o primeiro NEV em atividade, no momento, no Brasil e é uma honra está aqui fazendo parte dessa história”.
Andreia Santos parabenizou os participantes pelo novo projeto e disse que para ela “é muito gratificante participar desse marco tão importante para o município. O NEV irá proporcionar ótimas discussões sobre a geração do conhecimento. Parabéns a Secretaria de Saúde pela iniciativa e desejo sucesso para o NEV”. Andréia representou a BIREME/OPAS/OMS.

Segundo Pedro Cavalcante, coordenador do Núcleo, a vinda do NEV para Sobral será um diferencial para a saúde do município. "A partir de agora as decisões serão tomadas baseadas em evidências e não mais na opinião e na experiência das pessoas. Serão decisões mais acertadas  e com isso teremos uma melhoria nos indicadores e na otimização dos recursos da saúde", explicou Cavalcante.