quarta-feira, 5 de junho de 2013

Escola de Formação em Saúde da Família realiza aula inaugural do Curso Técnico de Vigilância em Saúde


Quem ministrou a primeira aula para os alunos do curso de Vigilância a Saúde, foi o Secretário da Saúde de Sobral, Olivan Queiroz, que explanou assuntos relacionados à vigilância, mostrando o surgimento de termos usados e o avanço da profissão aos longos dos tempos. “O curso é elencado como prioritário no Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profasp). Um curso pioneiro na região norte do Estado do Ceará”, destacou o secretário.
A Vigilância em Saúde tem por objetivo a observação e análise permanentes da situação de saúde da população, articulando-se em um conjunto de ações destinadas a controlar determinantes, riscos e danos à saúde da população, garantindo a integralidade da atenção, incluindo tanto a abordagem individual como coletiva.
Diante de uma tamanha responsabilidade em seu fazer, o técnico em Vigilância em Saúde é considerado um profissional estratégico para o Sistema Único de Saúde.
O técnico em vigilância irá trabalhar como agente de saúde público, em equipe vinculada as instâncias gestoras do SUS ou a outros setores públicos voltados para a melhoria das condições de vida da população, e em organizações não-governamentais ligadas à saúde e a cidadania.
O pioneirismo traz muitos desafios, mas acreditamos na capacidade de todos vocês alunos e trabalhadores do SUS, ao compreendermos que este processo formativo contribuirá na construção do conhecimento possibilitando-os a serem profissionais mais competentes e compromissos com o SUS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário