A I Jornada de Políticas Públicas sobre Drogas, realizada nesta quarta-feira, 5, no Centro de Convenções de Sobral, tendo à frente o Prefeito Veveu Arruda e a Assessora Especial de Políticas Públicas sobre Drogas do Governo do Estado, Socorro França, contou com a participação do Vice- Prefeito, Carlos Hilton Soares; de secretários municipais, e representantes das prefeituras de Moraújo, Ipu, Forquilha, Frecheirinha, Reriutaba, Irauçuba, Hidrolândia, Santa Quitéria, Catunda e Alcântaras.
O encontro também reuniu representantes da Câmara Municipal de Sobral; da Polícia Militar; da Diocese de Sobral; Câmara de Diretores Lojistas, Conselhos Tutelares e de Direito, juízes, promotores, defensores, delegados, comunidades terapêuticas e entidades relacionadas com a temática drogas, além de outras representações do Poder Público e da sociedade civil.
Promovido pelo Governo do Estado, através da Assessoria Especial de Políticas Públicas sobre Drogas, com o apoio da Prefeitura de Sobral, o encontro visa promover o fortalecimento das Políticas sobre drogas estruturando, articulando e ampliando as ações voltadas à prevenção do uso, ao tratamento e à reinserção social de usuários de crack e outras drogas.
A Assessora Especial de Políticas Públicas sobre Drogas do Governo do Estado apresentou, durante o encontro, a Cartilha com o programa de combate às drogas, que envolve todos os municípios cearenses na luta contra o crack e outras drogas. A Cartilha apresenta o Plano de Governo que conta com a integração do Poder Público e da Sociedade para fortalecer as redes de atendimento.
O trabalho se divide entre os eixos da Prevenção, Cuidado, e Autoridade, com apoio dos Ministérios da Justiça, Educação e Saúde, além da Secretaria de Direitos Humanos, oferecendo capacitações, cursos, treinamentos, e indicando órgãos e entidades ligadas direta ou indiretamente ao tema.
De acordo com o IBGE o Brasil ocupa o primeiro lugar em consumo de crack, e o segundo em consumo de cocaína no mundo. A última pesquisa sobre o crack feita pelo IBGE em 2001, mostrou que 98% dos municípios brasileiros sofrem com o alto índice de consumo desta droga. Cento e dezessete dos 184 municípios cearenses também fazem parte desta estatística como grandes consumidores de crack, daí a preocupação das autoridades em minimizar esse impacto na sociedade.
O Prefeito Veveu Arruda destacou a iniciativa do Governo do Estado em criar, em 2012, a Assessoria Especial de Políticas Públicas sobre Drogas (AESPD) e agradeceu a presença de todos ao debate. “É bom saber que estamos todos empenhados nessa luta contra o crack. Com esse trabalho em conjunto entre os poderes Federal, Municipal e Estadual, além da sociedade, nós podemos dar passos importantes para vencer essa batalha”.
Para Socorro França, Assessora da AESPD, “o mais importante é pautar o tema. Durante muitos anos esquecemos de tratar sobre drogas e, infelizmente, os traficantes conseguiram cooptar nossa juventude. Nós estamos trazendo para essa discussão o tema “Crack é Preciso Vencer” com as diretrizes que devem ser seguidas em busca de uma saída para esse grande problema. A cartilha apresentada durante a I Jornada mostra os caminhos necessários de como acessar projetos, contatos, e de como ter acesso aos recursos federais disponibilizados para o nosso Estado na luta contra o crack, que são da ordem de R$ 4 milhões, para execução das ações. Inclusive muitos projetos já estão sendo encaminhados e contratados para esse fim”.
A I jornada de Políticas Públicas sobre Drogas se estenderá aos municípios de Tianguá (06/06); Acaraú (07/06); Quixadá (11/06); Baturité (14/06); Itapipoca (18/06); Aracati (21/06); Limoeiro do Norte (25/06); Russas (26/06); Cascavel (8/06); Maracanaú (02/07); Caucaia (04/07) e Fortaleza (05/07).
Nenhum comentário:
Postar um comentário