segunda-feira, 17 de junho de 2013

Sobral na luta pela erradicação do trabalho infantil

Entre os dias 05 e 15 de junho, a Prefeitura de Sobral através da Secretaria de Saúde, CEREST, Secretaria de Desenvolvimento Social e combate a Extrema Pobreza e Secretaria de Educação em parceria com o Ministério Público do Trabalho e Superintendência Regional do Trabalho estão realizando ações de combate ao trabalho infantil.
A programação incluiu Seminário de Combate ao Trabalho Infantil, visita aos ambientes de trabalho como ao mercado público e a feiras livres visando à conscientização da população sobre a importância da erradicação do trabalho infantil, blitz educativa, divulgações nas rádios locais e emissão de carteira de trabalho pela SRT.
O trabalho infantil é toda forma de trabalho realizado por criança e adolescente que estão na idade mínima para entrada no mercado de trabalho, segundo a legislação em vigor no País. No Brasil a idade mínima para o trabalho é 16 anos, exceto quando exercido na condição de aprendiz, que é permitido a partir dos 14 anos.

Como a sociedade pode ajudar:
ü     Denunciando casos de trabalho infantil
ü     Conscientizando outras pessoas da importância da erradicação do Trabalho Infantil

ü     Acompanhando e apoiando os programas, projetos e ações de erradicação do trabalho infantil.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Prefeito Veveu Arruda realiza reunião para tratar de assuntos relacionados à Saúde no Município

O Prefeito Veveu Arruda se reuniu, nesta quarta-feira, 13, em seu gabinete, com o Secretário Municipal da Saúde, Olivan Queiroz; o Secretário da Saúde do Estado Arruda Bastos; representantes da Unidade Mista do Município; da Atenção Secundária Municipal; o diretor do Hospital Regional Norte, Henrique Javi, e a diretoria da Santa Casa de Sobral.

Entre os assuntos tratados, foi abordada a finalização do cronograma de implantação do Hospital Regional Norte, que já atende, entre outros serviços, com cirurgias eletivas; procedimentos eletivos; Unidades de Internações Clínicas, e Cirúrgicas; UTI, e emergência para adultos.

A partir do início do mês de julho, o HGR passará a atender outro eixo da emergência, voltado ao setor de pediatria, e deve fechar seu cronograma de implantação até o mês de agosto, com o funcionamento da UTI Pediátrica e do Setor de Internação Pediátrica, além da UTI Neonatal e do Centro de Apoio à Saúde Reprodutiva da Mulher.

De acordo com o Secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, “estamos implantando essa fase dentro do que foi programado; começamos pelo eixo adulto e agora passaremos ao eixo pediátrico”, e a atenção especial voltada à mulher”.

Segundo o Secretário de Saúde, Olivan Queiroz, “a Santa Casa já presta, com apoio do Município, o atendimento relacionado ao setor de pediatria (emergência pediátrica, UTI Neonatal, e UTI Pediátrica), e deve continuar a oferecê-lo à população em parceria com o HRN. A mudança acertada nessa reunião é que os atendimentos de emergência pediátrica serão de exclusividade do Hospital Regional Norte.

O Prefeito Veveu Arruda esteve à frente da reunião, e atuou como mediador das decisões tomadas para o melhoramento na atenção à saúde prestada ao Município. O Prefeito pediu agilidade na busca por soluções que vão direcionar os rumos do atendimento à população sobralense, com o impacto positivo do pleno funcionamento do HGR.

A regulação de pacientes internados em Sobral também esteve em pauta. Com a implantação do HRN, haverá uma reformulação no que diz respeito a transferência de pacientes de acordo com o perfil de cada hospital.

O pleno funcionamento do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que oferece serviços de alta complexidade na área da odontologia, foi citado na reunião como exemplo positivo. O Centro é o único no Ceará que conta com as parcerias da Universidade Federal do Ceará, dos municípios consorciados que pertencem à Microrregião Norte, e do Estado.

Outro assunto tratado na reunião foi a ampliação dos serviços oferecidos pela Policlínica de Sobral, a primeira do Tipo 1 no Estado (que oferece 10 especialidades, entre elas:  traumato-ortopedia, gastroenterologia, coleta de patologia clínica e  endoscopia idgestiva),  e que segundo o Secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, vai servir de modelo para outros Equipamentos de Saúde a serem implantados nos municípios de Tianguá e Crateús.

Hemoce aumenta estoque mas ainda precisa de doações


     Após três domingos realizando coletas, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) aumentou os estoques de sangue, mas ainda precisa de doações para assegurar o suprimento às unidades de saúde durante a Copa das Confederações, que começa neste sábado, 15 de junho. A Secretaria Especial da Copa (Secopa) estima a chegada de 300 mil torcedores para acompanhar em Fortaleza dois jogos na primeira etapa e um jogo na segunda etapa da competição. Por causa do fluxo maior de pessoas na capital, o Hemoce precisa reforçar o estoque de sangue. Atualmente há necessidade de todos os tipos sanguíneos, mas a carência maior dos tipos O+, O- e A+.

    Para doar sangue é muito simples, basta estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50kg e apresentar um documento com foto. Os menores de idade, só podem doar com o consentimento do responsável legal. Para tanto, em toda a hemorrede está disponível um Termo de Consentimento que deverá ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, anexando ainda cópia do documento oficial com foto do representante legal. O Termo também está disponível no site (www.hemoce.ce.gov.br) para download.


    A Hemorrede Estadual – composta por unidades no Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral – é responsável por todos os serviços públicos de hemoterapia do Estado. Desde outubro do ano passado, o Hemoce atende 100% da demanda de fornecimento de hemocomponentes em todo o território estadual, priorizando o atendimento à rede do SUS.


   Atualmente, o Hemoce assiste 167 hospitais públicos, 105 hospitais privados com leitos SUS contratados, 28 hospitais privados sem leitos SUS contratados e 64 Agências Transfusionais. O Hemocentro Coordenador, em Fortaleza é responsável pelo atendimento em hospitais de maior complexidade e com maior necessidade de transfusões do estado, como o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Instituto Dr. José Frota (IJF).


ONDE DOAR


Rua: Jânio Quadros, s/n- Bairro Santa Casa 

Cep: 62.010-680 – Sobral/CE - Fone: (88) 3677.4624/3677.4627
E-mail: 
sobral@hemoce.ce.gov.br


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

7h às 18h, de segunda a sexta-feira
8h às 12h, aos sábados


CORPO DIRETIVO

Dr. José Gerardo Mont"Alverne Parente
Diretor Geral
Dra. Rossana Maria Mont'Alverne
Chefe do Centro Técnico


ABRANGÊNCIA

População: 1.425.079 hab.
Municípios: 59
Hospitais: 31
Agências Transfusionais: 16

AÇÕES DESENVOLVIDAS

- Triagem de doadores;
- Coletas internas e externas;
- Exames laboratoriais em hematologia;
- Processamento de sangue;
- Consultas e tratamentos hematológicos;
- Transfusão sanguinea;
- Armazenamento e distribuição de hemocomponentes e hemoderivados;
- Esterilização de materiais.





sexta-feira, 7 de junho de 2013

Arraiá do Zé Gotinha marca o lançamento da campanha de vacinação contra a poliomelite

A Praça de Cuba recebeu nessa manhã (07), o Arraiá do Zé Gotinha, com a presença de profissionais da saúde e da quadrilha Botando Quente, do Bairro do Sumaré. Durante todo o evento diversas pais levaram seus filhos para tomar a vacina contra a paralisia infantil.
Amanhã (08) Sobral contará com mais de 300 profissionais, divididos em 31 postos fixos e 19 postos volantes.






     

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Lançamento da campanha de vacinação contra a poliomelite

A nova Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil, irá começar no próximo dia 08 de junho e vai até o dia 21. Em Sobral o lançamento da campanha de vacinação ocorrerá nessa sexta-feira, 07, a partir das 8h30, na praça de Cuba. A Secretaria da Saúde de Sobral lança a campanha para fortalecer a mobilização e atrair mais crianças aos postos de vacinação.
No município de Sobral a meta é deixar 13.694 crianças de 06 meses e menor de 5 anos protegidas contra a paralisia infantil. A meta é vacinar 95% das crianças nessa faixa etária. 
No dia 8 de junho, Sobral contará com mais de 300 profissionais, divididos entre 31 postos fixos e 19 postos volantes.




Baixe o jingle da campanha através do link: https://soundcloud.com/user38200229/08-de-junho-dia-de-vacina-o

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Sobral sedia a I Jornada de Políticas Públicas sobre Drogas

Socorro França, Assessora de Políticas Públicas sobre Drogas do Governo do Estado e a mesa formada pelo Prefeito Veveu Arruda, o Vice- Prefeito, Carlos Hilton Soares e  representes das prefeituras de Moraújo, Ipu, Forquilha, Frecheirinha, Reriutaba, Irauçuba, Hidrolândia, Santa Quitéria, Catunda e Alcântaras, na  I Jornada de Políticas Públicas sobre Drogas

A I Jornada de Políticas Públicas sobre Drogas, realizada nesta quarta-feira, 5, no Centro de Convenções de Sobral, tendo à frente o Prefeito Veveu Arruda e a Assessora Especial de Políticas Públicas sobre Drogas do Governo do Estado, Socorro França, contou com a participação do Vice- Prefeito, Carlos Hilton Soares; de secretários municipais, e representantes das prefeituras de Moraújo, Ipu, Forquilha, Frecheirinha, Reriutaba, Irauçuba, Hidrolândia, Santa Quitéria, Catunda e Alcântaras.

O encontro também reuniu representantes da Câmara Municipal de Sobral; da Polícia Militar; da Diocese de Sobral; Câmara de Diretores Lojistas, Conselhos Tutelares e de Direito, juízes, promotores, defensores, delegados, comunidades terapêuticas e entidades relacionadas com a temática drogas, além de outras representações do Poder Público e da sociedade civil.


Promovido pelo Governo do Estado, através da Assessoria Especial de Políticas Públicas sobre Drogas, com o apoio da Prefeitura de Sobral, o encontro visa promover o fortalecimento das Políticas sobre drogas estruturando, articulando e ampliando as ações voltadas à prevenção do uso, ao tratamento e à reinserção social de usuários de crack e outras drogas.

A Assessora Especial de Políticas Públicas sobre Drogas do Governo do Estado apresentou, durante o encontro, a Cartilha com o programa de combate às drogas, que envolve todos os municípios cearenses na luta contra o crack e outras drogas. A Cartilha apresenta o Plano de Governo que conta com a integração do Poder Público e da Sociedade para fortalecer as redes de atendimento.

O trabalho se divide entre os eixos da Prevenção, Cuidado, e Autoridade, com apoio dos Ministérios da Justiça, Educação e Saúde, além da Secretaria de Direitos Humanos, oferecendo capacitações, cursos, treinamentos, e indicando órgãos e entidades ligadas direta ou indiretamente ao tema.

De acordo com o IBGE o Brasil ocupa o primeiro lugar em consumo de crack, e o segundo em consumo de cocaína no mundo. A última pesquisa sobre o crack feita pelo IBGE em 2001, mostrou que 98% dos municípios brasileiros sofrem com o alto índice de consumo desta droga. Cento e dezessete dos 184 municípios cearenses também fazem parte desta estatística como grandes consumidores de crack, daí a preocupação das autoridades em minimizar esse impacto na sociedade.


O Prefeito Veveu Arruda destacou a iniciativa do Governo do Estado em criar, em 2012, a Assessoria Especial de Políticas Públicas sobre Drogas (AESPD) e agradeceu a presença de todos ao debate. “É bom saber que estamos todos empenhados nessa luta contra o crack. Com esse trabalho em conjunto entre os poderes Federal, Municipal e Estadual, além da sociedade, nós podemos dar passos importantes para vencer essa batalha”.

Para Socorro França, Assessora da AESPD, “o mais importante é pautar o tema. Durante muitos anos esquecemos de tratar sobre drogas e, infelizmente, os traficantes conseguiram cooptar nossa juventude. Nós estamos trazendo para essa discussão o tema “Crack é Preciso Vencer” com as diretrizes que devem ser seguidas em busca de uma saída para esse grande problema. A cartilha apresentada durante a I Jornada mostra os caminhos necessários de como acessar projetos, contatos, e de como ter acesso aos recursos federais disponibilizados para o nosso Estado na luta contra o crack, que são da ordem de R$ 4 milhões, para execução das ações. Inclusive muitos projetos já estão sendo encaminhados e contratados para esse fim”.

A I jornada de Políticas Públicas sobre Drogas se estenderá aos municípios de Tianguá (06/06); Acaraú (07/06); Quixadá (11/06); Baturité (14/06); Itapipoca (18/06); Aracati (21/06); Limoeiro do Norte (25/06); Russas (26/06); Cascavel (8/06); Maracanaú (02/07); Caucaia (04/07) e Fortaleza (05/07).

Escola de Formação em Saúde da Família realiza aula inaugural do Curso Técnico de Vigilância em Saúde


Quem ministrou a primeira aula para os alunos do curso de Vigilância a Saúde, foi o Secretário da Saúde de Sobral, Olivan Queiroz, que explanou assuntos relacionados à vigilância, mostrando o surgimento de termos usados e o avanço da profissão aos longos dos tempos. “O curso é elencado como prioritário no Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profasp). Um curso pioneiro na região norte do Estado do Ceará”, destacou o secretário.
A Vigilância em Saúde tem por objetivo a observação e análise permanentes da situação de saúde da população, articulando-se em um conjunto de ações destinadas a controlar determinantes, riscos e danos à saúde da população, garantindo a integralidade da atenção, incluindo tanto a abordagem individual como coletiva.
Diante de uma tamanha responsabilidade em seu fazer, o técnico em Vigilância em Saúde é considerado um profissional estratégico para o Sistema Único de Saúde.
O técnico em vigilância irá trabalhar como agente de saúde público, em equipe vinculada as instâncias gestoras do SUS ou a outros setores públicos voltados para a melhoria das condições de vida da população, e em organizações não-governamentais ligadas à saúde e a cidadania.
O pioneirismo traz muitos desafios, mas acreditamos na capacidade de todos vocês alunos e trabalhadores do SUS, ao compreendermos que este processo formativo contribuirá na construção do conhecimento possibilitando-os a serem profissionais mais competentes e compromissos com o SUS.



terça-feira, 4 de junho de 2013

Secretário da Saúde visita Centro de Zoonoses de Sobral


O Secretário de Saúde, Olivan Queiroz, visitou o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Sobral, na manhã da última terça-feira (04).

Após visitar todos os setores do CCZ foi realizado um levantamento para melhorar ainda mais a unidade que é responsável pelo controle e combate de endemias. Durante a visita ao laboratório de análises entomológico foi apreciado as armadilhas distribuídas pela equipe de combate à Endemias, que tem como finalidade localizar os supostos focos de mosquitos.

Na ocasião o coordenador de CCZ, Dr. Raimundo Vieira, fez uma abordagem sobre a infra-estrutura, o apoio laboratorial, logísticas e recursos humanos.

Durante a visita foi feito uma reunião de ordem administrativa, com a participação da Diretora de Vigilância À Saúde, Francisca Escócio e o Coordenador de Estrutura e Logística, Christiano Bomfim, que contribuiram na definição de prioridades para melhorar a rotina de serviço da equipe de endemias, nas ações de vigilância e controle de vetores.

Sobral debate Políticas Públicas sobre Drogas nesta quarta-feira, 5

Socorro França, Assessora Especial
de Políticas Públicas sobre Drogas
do Governo do Estado
Sobral sediará nesta quarta-feira, 05, a partir das 8h, no Centro de Convenções, encontro da I Jornada de Políticas Públicas sobre Drogas. Promovido pelo Governo do Estado, através da Assessoria Especial de Políticas Públicas sobre Drogas, com o apoio da Prefeitura de Sobral, o encontro visa promover o fortalecimento das Políticas sobre Drogas estruturando, articulando e ampliando as ações voltadas à prevenção do uso, ao tratamento e à reinserção social de usuários de crack e outras drogas.

Na ocasião, a ex-procuradora de justiça, Socorro França, Assessora Especial de Políticas Públicas sobre Drogas do Governo do Estado, apresentará a pasta e o programa do Governo Federal, “Crack, é possível vencer.”

O encontro é aberto ao público e contará com a participação do Prefeito Veveu, secretários, vereadores, entidades religiosas, escolas, Câmara de Diretores Lojistas, Conselhos Tutelares e de Direito, juízes, promotores, defensores, delegados, comunidades terapêuticas e entidades relacionadas com a temática Drogas.

Além de Sobral o encontro acontecerá ainda em:
Tianguá  -  06/06
Acaraú - 07/06
Quixadá - 11/06
Baturité - 14/06
Itapipoca - 18/06
Aracati - 21/06
Limoeiro do Norte - 25/06
Russa - 26/06
Cascavel - 28/06
Maracanaú - 02/07
Caucaia - 04/07
Fortaleza - 05/07

EDITAL VER-­SUS SOBRAL -­ 3º EDIÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO DO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DO BRASIL (VER-SUS SOBRAL/BRASIL)

A Secretaria da Saúde de Sobral, através da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, torna público para o conhecimento dos interessados, a abertura do processo seletivo do Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde do Brasil, no município de Sobral, CE.

1. Das vagas:
16(dezesseis) vagas para estudantes da macrorregião de Sobral na categoria participante

2. Do período de inscrição: 16 a 28 de junho de 2013.

3. Da data da realização da entrevista coletiva: Sobral: 09 e 10 de julho de 2013.

4. Mais informações, acesse o link a seguir:

https://www.dropbox.com/s/6a0uu3e3pfx1qen/EDITAL%20VER-SUS%20Sobral%202013.2.pdf 




SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO MUNICÍPIO DE SOBRAL


segunda-feira, 3 de junho de 2013

Sobral inaugura o primeiro Núcleo de Evidências - NEV e Estação BVS no Ceará

Na noite da última terça-feira (28), foi inaugurado no município de Sobral, primeiro Núcleo de Evidências do Estado do Ceará, a solenidade ocorreu no auditório da Universidade Federal do Ceará (UFC). Na ocasião também foi instalada a Estação Biblioteca Virtual em Saúde, integrante da Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (Rede BiblioSUS).
A abertura do evento contou com a participação do Secretario de Saúde de Sobral, Olivan Queiroz, do representante do Ministério da Saúde, Nathan Souza, e da representante do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde (BIREME/OPAS/OMS), Andréia Santos.
Em seu discurso, o Secretário de Sáude, Olivan Queiroz, comentou sobre a agilidade em que o NEV foi estabelecido em Sobral. “A implantação do NEV foi a primeira portaria que eu assinei como secretário de saúde, pois sei a importância e o impacto que ela terá para a população de Sobral. O Núcleo nos dará embasamento nas tomadas de decisões já que não há maneira melhor de decidir algo do que aquela baseada na ciência.  A evidência em saúde ajuda todos os envolvidos na área, desde o paciente até o gestor”, frisou Olivan.
Segundo, Nathan Souza, representante do Ministério da Saúde, “Sobral inova ao trazer para a cidade o Núcleo de Evidências. Este será o primeiro NEV em atividade, no momento, no Brasil e é uma honra está aqui fazendo parte dessa história”.
Andreia Santos parabenizou os participantes pelo novo projeto e disse que para ela “é muito gratificante participar desse marco tão importante para o município. O NEV irá proporcionar ótimas discussões sobre a geração do conhecimento. Parabéns a Secretaria de Saúde pela iniciativa e desejo sucesso para o NEV”. Andréia representou a BIREME/OPAS/OMS.

Segundo Pedro Cavalcante, coordenador do Núcleo, a vinda do NEV para Sobral será um diferencial para a saúde do município. "A partir de agora as decisões serão tomadas baseadas em evidências e não mais na opinião e na experiência das pessoas. Serão decisões mais acertadas  e com isso teremos uma melhoria nos indicadores e na otimização dos recursos da saúde", explicou Cavalcante.

     
  

sexta-feira, 31 de maio de 2013

SAÚDE E PREVENÇÃO NO V ENCONTRO DA DIVERSIDADE HUMANA EM SOBRAL

A Secretaria da Saúde de Sobral comunica que no V Encontro da Diversidade Humana disponibilizará, além da distribuição de preservativos, testagem rápida de HIV e Sífilis numa Unidade Móvel que será instalada ao lado da Igreja do Menino Deus.
Além disso, Equipes do SAMU, COAS e da Vigilância Sanitária darão suporte ao grande evento pela diversidade humana.


TRAUMATOLOGIA: UM DOS PRINCIPAIS GARGALOS DA SAÚDE

Os acidentes automobilísticos acontecem em níveis epidêmicos na região norte do Ceará. Isso faz da eficiência do serviço de traumatologia um dos maiores desafios a ser superado na atualidade.

Nesta segunda (27) o secretário Olivan Queiroz esteve reunido com todos os médicos traumato-ortopedistas do município, na tentativa de aliviar duas grandes questões: a fila de pessoas que aguardam cirurgias de fraturas e as cirurgias de alta complexidade ortopédica.

A abertura do Hospital Regional Norte, aliada ao serviço da Santa Casa de Sobral devem trazer algumas respostas a essa complexa situação. Mas é consenso de que a educação e fiscalização de condutores é a mais eficiente iniciativa.


REGULAÇÃO EM SAÚDE

Pela primeira vez em Sobral reuniram-se todos os diretores e gerentes dos hospitais do município para discutir propostas para a regulação de pacientes da região norte do estado.

Capitaneado pela Secretaria de Saúde, esse encontro terá agora uma periodiciadade fixa e organizará a transferência de pessoas de acordo com o perfil de cada hospital.

Estiveram presentes os representantes da Santa Casa, Hospital Dr. Estevam, Hospital do Coração, Hospital Regional Norte, Unidade Mista de Sobral, SAMU, 11ª Regional de Saúde, além da Secretaria Municipal de Saúde

Foi anunciada a reformulação do Complexo Regulador da Secretaria de Saúde, sob a coordenação do Dr. Jorge Eduardo e Dra. Josiane Dorneles.


SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA - SAMU DE SOBRAL

Nesta segunda (27) o secretário de saúde realizou visita à sede do SAMU de Sobral. Na ocasião foram registradas solicitações e sugestões e foi organizado um encontro com todos os enfermeiros emergencistas. Há 08 anos Sobral conta com os serviços deste importante equipamento de saúde.

terça-feira, 28 de maio de 2013

III Semana Municipal do Bebê realiza atividades de incentivo ao aleitamento materno




          A III Semana Municipal do Bebê reuniu, nessa terça-feira, 28, no Centro de Convenções de Sobral, o Vice-Prefeito, Carlos Hilton (representando o Prefeito Veveu Arruda); o Secretário da Saúde, Olivan Queiroz; a Secretária Adjunta da Saúde, Mônica Sousa Lima; Articuladora Municipal do Unicef, Carmen Soares, além de profissionais da saúde, mães e bebês assistidos por programas sociais oferecidos pelo Município, como o Projeto Trevo de Quatro Folhas.

          O Encontro, coordenado pela Secretaria da Saúde, deu ênfase ao Aleitamento Materno, pelo menos, até os dois anos de idade, como condição  para promoçao da saúde dos bebês.
          Durante toda a manhã, a programação foi reservada à promoção da saúde do bebê, com sessões de massagem para mães e filhos, oficinas, estimulação precoce às crianças, por profissionais dos Núcleos de Apoio à Estratégia de Saúde da Família de Sobral (NASF), distribuição de brindes e diversas outras atividades educativas e recreativas.

          Cerca de 58 mães, em período de amamentação, moradoras da Sede e Distritos de Sobral, participaram das palestras: “Importância do Vínculo Mãe-Filho, A

mamentação e a Primeira Dentição” e “Desenvolvimento do Bebê nos Seus Primeiros Anos de Vida”, com a pediatra Juliana Pinto, que reforçou a importância do contato entre mãe e filho como meio de comunicação durante o ato de amamentar.

          Acompanhada da Mãe Social, Maria de Fátima Ripardo, a dona de casa Francisca de Lima, mãe de uma menina de quatro meses, se disse agradecida pelo trabalho prestado pela mãe social que cuida carinhosamente tanto dela, quanto da filha. “A Mãe Social ajuda, principalmente, a cuidar do filho da gente, que corre muito risco depois do parto. Ela tem muita experiência para passar. Ela é uma segunda mãe para minha filha”.

          “Esse grupo que faço parte é importante porque tem ajudado a evitar a morte de muitas crianças aqui em Sobral”, disse dona Maria de Fátima Ripardo, sobre seu trabalho de Mãe Social.

          De acordo com o Vice-Prefeito, “encontros como esse têm a necessária missão de sensibilizar a sociedade para a questão da nossa infância. Nós temos que entender que todas as políticas públicas têm que trabalhar para o bem estar dessas crianças no momento em que elas são registradas. Cabe a nós e a sociedade, garantir um mundo seguro para todas elas”.

          

A III Semana Municipal do Bebê teve sua abertura oficial realizada, em Sobral, pelo Prefeito Veveu Arruda, nesse sábado, 25, com passeata pelas ruas do centro da cidade.


terça-feira, 21 de maio de 2013

REDE DE ATENÇÃO INTEGRAL Á SAÚDE MENTAL E INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR REALIZAM I ENCONTRO EM COMEMORAÇÃO À LUTA ANTIMANICOMIAL



No último dia 17, o Secretário da Saúde, Olivan Queiroz participou da abertura do evento em comemoração a Luta Antimanicomial no Auditório do Centro de Convenções. Na ocasião foi apresentado pelos profissionais convidados a história dos manicômios no Brasil e em Sobral, as conquistas obtidas com a Reforma Psiquiátrica e os desafios enfrentados. O evento contou com a participação de profissionais de saúde e estudantes de diversos cursos das Faculdades Luciano Feijão, INTA, UFC, entre outras.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

19 de Maio - Sobral realiza "Candlelight Memorial Day" de luta contra a AIDS


No último domingo, acadêmicos de Medicina da UFC Sobral, Secretaria da Saúde e Faculdade Luciano Feijão em parceria com a International Federation of Medical Students Associations of Brazil (IFMSA), realizaram na praça do Teatro São João o Candlelight Memorial Day - que é uma das maiores e mais antigas campanhas de mobilização para a consciência sobre HIV no mundo. Iniciado em 1983, a campanha ocorre todo o terceiro domingo de maio.
As pessoas que passavam pelo local foram convidadas a acender uma vela e depois a participar de uma entrevista para uma pesquisa dos acadêmicos de medicina. O evento também contou com participação de cantores locais que tocaram músicas de Cazuza, um dos símbolos da luta contra o a AIDS no Brasil.